12 novembro 2008

Broas e Cabrela - O Regresso dos TrincaPedras

Nove meses após a primeira incursão dos Trinca Pedras por Broas e Cabrela, voltamos ao local do crime para relembrar e reviver as paisagens deslumbrantes e espetaculares do Lexim e Vale de Cabrela.

Sem o Pirex para guiar a volta, o Paulo guiou e apesar de improvisar um bocadinho, proporcionou um passeio bastante agradável ao pessoal.

O ponto de encontro estava marcado para as 8h00m no lugar de Igreja Nova, mas devido a uma pequena distração da minha parte, acabamos por chegar com 15m de atraso, sendo imediatamente alvo de comentários por parte do Paulo e do Rui...

Pouco depois chegavam o João e o Nuno... de bicicleta... tinham vindo directamente da Galega, mas de bicicleta, ou seja, já com cerca de 15kms nas pernas...

O pessoal a preparar o equipamento...

Ao contrário da voltinha de Fevereiro, não seguimos por asfalto até ao Lexim para fazer o Single-Track. Em vez disso, fizemos uma descida em estradão que nos levou até à aldeia da Mata Grande e ao inicio do Single-Track que ladeia o Rio até Cheleiros...

O final deste Single-Track é na ponte próxima de Cheleiros, e que por sinal acabamos sempre por encontrar pessoal em Moto 4...

O mais recente Trinca...

Também a partir daqui o Paulo alterou ligeiramente o percurso, sendo aqui um dos pontos que na volta de Fevereiro nos levou a andar para trás e para a frente a tentar encontrar a continuidade do percurso... Escusado será dizer que esta opção culminou numa subida com declive acentuado e terreno em péssimas condições...

Como esta parte do percurso era desconhecida para toda a gente (incluindo o Paulo), acabamos por entrar num caminho sem saida...

Acabamos por voltar para trás até ao cemitério de Cheleiros... com as bicicletas a pesarem pelo menos 2kgs mais (da lama) e sem conseguirmos encaixar os sapatos nos pedais...

Subimos por asfalto até MonteLavar e depois dirigimo-nos ao inicio da descida em calçada romana, com inicio na rua da Gargantada...

Ao contrário de Fevereiro, a descida em calçada romana estava muito escorregadia e decidimos todos desmontar para descer em segurança...

Estavamos nós a meio da descida quando aparece um grupo de motos de cross...

Depois de atravessar a ponte, uma pausa para recuperar energia e ganhar fôlego para o Single-Track do Vale de Cabrela...

A partir daqui forma alguns kms no Vale de Cabrela... Espetaculares...

O problema deste Single-Track e do Vale de Cabrela é que para sair dele, temos uma subida do caneco... Desta vez não consegui fazer a subida toda montado... Não sei se devido às condições do terreno ou devido às condições das pernas... a realidade é que fiz apenas metade da subida...

Já no topo da subida, fizemos mais uma pequena alteração ao percurso, com o objectivo de visitar os moinhos de Almorquin...

Um dos pontos altos desta voltinha, foi sem dúvida a descida dos moinhos em direcção ao Carvalhal... rápida... no meio de arbustos... ESPETACULAR...

O final da descida...

A volta aproximava-se do final e dirigimo-nos a Cheleiros... Começamos a pensar e a sofrer antecipadamente devido à subida por asfalto até à Igreja Nova...

Chegados a Cheleiros, e dado que ainda era cedo, o Paulo propôs uma passagem final pelo Lexim, regressando assim por caminhos de terra até ao local de partida...

Mais uma vez, o Paulo andou para trás e para a frente até encontrar o caminho correcto, não sem que antes nos obrigasse a passar de novo pelo rio, e sobretudo por um banco de areia que foi a cereja no topo do bolo para as transmissões das bicicletas... As lojas agradecem Paulo...

A volta não ficaria terminada sem antes passarmos por uma das aldeias mais espetaculares da zona Oeste... A aldeia da Mata Pequena... Eu desconhecia... A maioria desconhecia... ESPETACULAR...

No final da volta o Conta-Kilómetros marcava apenas cerca de 35kms, mas foram 35kms bem puxadinhos e divertidos... O João e o Nuno tiveram de regressar à Galega de bicicleta e chegaram quase com 80kms nas pernas...

Para o próximo Domindo há mais...

Foi bom rever o pessoal... finalmente, o grupo está a voltar à normalidade...