02 maio 2007

O Vale de Cabrela

Meus caros amigos, deixaram-me a falar sozinho, que é como quem diz, a pedalar sozinho. Só para chatear fiz uns trilhos fantásticos no Vale de Cabrela.
É um lugar fantástico, com um trilho de vários quilómetros que acompanha o Rio Cabrela, que mantém nas suas margens uma vegetação ripicola frondosa. Um espanto e uma alegria para os olhos.

Comecei como previsto (percebem a dica) às 9h em Pêro Pinheiro e dirigi-me logo aos Moinhos de Cabrela, que guardam o vale. Apontei para a rua da Gargantada, uma antiga estrada romana, com um declive de espantar.
Já me equilibro bem na bicicleta. De facto consegui chegar lá abaixo sem tropeçar, embora as lages no chão sejam um obstáculo, no mínimo giro. Sempre gostava de ver uma carroça de bois ou uma quadriga romana a subir a calçada.

Não contente cheguei lá abaixo e tornei a subir, para poder tornar a descer (parece óbvio, não é). E fiz por um caminho de terra paralelo, já com mais velocidade.

Depois de passar a ponte romana, meti-me por um trilho que acompanhava o rio, que não existia na carta militar que levava, mas que se acabou por revelar uma surpresa fantástica. O trilho é espectacular, bonito, muito diversificado e com algumas zonas mais dificeis (para não ser chato).

A minha ideia era chegar a Cheleiros, mas quando cheguei ao ponto de encontro entre o Cabrela e o Cheleiros, a água era tanta na zona de travessia, que resolvi deixar para outro dia (quando lá formos todos).

Aquele pico no centro da foto é o Lexim. Tenho de organizar um passeio que passe por estas zonas todas



podem ver aqui outra descrição de quem anda por aqueles lados

4 comentários:

Anónimo disse...

Paulo, tens toda a razão mas estava escasso de tempo e decidi ficar por Monsanto. Pelas fotos parece-me um sitio porreiro, marca lá o fds para irmos todos mas deixa o GPS em casa :-))

Anónimo disse...

Isso parece muito bonito, ou então tu estás a pintar a manta muito bem. Infelizmente eu só para o outro fim de semana poderei ir, estou lesionado.

Mas marca lá isso, pois cada vez mais me atraiem os trilhos que têm outros interesses além de o de se suar que nem doidos, é da idade..

Trincaboss

Anónimo disse...

Trinca Doc,
A malta apareceu, tu é que - como habitualmente !!! - te perdeste!
Nós demos uma volta no nosso Monsanto.Pelos vistos tb andaste por locais fantásticos.

Trinca Ramos

Anços disse...

Fizeste bem em ter-te perdido.Porque esse trilho junto ao rio da cabrela é no mimimo lindo e é bem fácil.Já o mesmo não se pode dizer dessa tal rua da gargantada,porque se é a que estou a pensar,é bem complicada de descer e quase impossivel de subir(exepto a pé.lol).eu suponho que seja uma que desce de Montelavar para o rio da cabrela que acaba nessa tal ponte romana. passa no blog de Anços que coloquei um trilho que por lá passa.fazes o download do ficheiro KLM,depois clicas nele e abre o google earth(se o tiveres no pc)com o trilho a vermelho.Ãvisa o teu grupo que dia 10 de junho vai haver o passeio BTT em anços. vê as novidades aquí http://ancos-net.blogspot.com