17 maio 2007

TrincaPedras não é para levar à letra ou Crónicas de uma queda anunciada


http://trail.motionbased.com/trail/invitation/email/accept.mb?senderPk.pkValue=123277&unitSystemPkValue=1&episodePk.pkValue=2735888

Total Time (h:m:s) 3:58:33
Moving Time (h:m:s) 2:36:11
Distance (km) 27.60
Moving Speed (kph) 10.6 avg. 69.1 max.
Elevation Gain (m) +926 / -846

Pois é. Saiu-me a fava. Logo agora que eu estava uma máquina a pedalar e fazia Kms atrás de Kms sem me cansar (mais ou menos estão a ver). Dei uma queda valente e violenta.

Resultado, tenho uma clavícula partida, muitas amolgadelas, escoriações e manchas negras para a troca. Se alguém quiser troco a clavícula. Ninguém quer …. Bem me parecia.

Mas não se preocupem demais. Com o tempo vai ao sítio e terão de me aturar mais vezes.

O dia (13 deMaio) começou às 8.30 com o objectivo de vencer o Cabeço de Montachique. Saímos todos da Venda do Pinheiro e fizemos uns trilhos bem engraçados que nos levaram até Ponte de Lousa, bem lá em baixo pois gostamos de complicar. Os campo estão fantásticos, com cores e cheiros de Primavera ou Verão que deixam os trilhos bonitos e convidativos.



Perto de Ponte de Lousa fizemos uma paragem, acompanhados por este companheiro, que nos desejou boa viagem. Ou erá que deitou um mau olhado. hummm, vou ter de ir à bruxa.



Boa disposição não faltava. Estavamos todos a andar bem, quer a subir, quer a descer, pelo apesar de nos enganarmos no caminho e termos de enfrentar a subida ao Cabeço de Montachique pelo lado mais dificil o ânimo era bom e a motivação elevada.


O Cabeço de Montachique tem 416m de altitude e oferece uma vista para quase todos os concelhos da região, pelo que possui um posto de vigilância de incêndios florestais. Neste dia os bombeiros andavam a testar os trilhos, pelo que lhes tivemos de dar passagem.

Mas chegamos lá. E esta é a ultima fotografia em que participei inteiro!! Tinha tudo no lugar certo e o número exacto de ossos que um ser humano deve possuir.

A descida do Cabeço foi fantástica (os 69km de velocidade máxima, o meu recorde pessoal foram atingidos aqui). O pior veio depois.

Quis ir até ao forte de Ribas onde existe uma cache e seguiamos num trilho, largo, duro, de terra batida com calcáreos em lage, praticamente plano, ao longo da cumeada, quando de repente e realço, de repente, vejo-me no chão quase KO, sem perceber o que se passava a não ser que estava todo feito em fanicos.

Quando o pessoal chega (eu ia á frente), só tive tempo para dizer- ai.

Olho para o lado e vejo a roda da frente ao meu lado, em agonia, separada do resto da bicicleta, e chamo-lhe *****-**-****, ***** e outras coisas feias, ao mesmo tempo que sinto tudo a andar à roda e digo - ai.

Algumas versões dizem que cheguei a desmaiar, ou a perder os sentidos para aí umas cinco vezes. Eu acho que não, mas depois de ver o capacete, com uma amolgadela do lado esquerdo do dobro do tamanho do galo que agora canta alegremente na minha cabeça, já não digo nada. Amolgado e tonto de certeza que estava.O pior foi depois, chegou um grupo de BTTs, que têm um médico no grupo (que luxo hã) e o homem olha para mim e tal. Olha para o ombro que estava para aí 5cm para a frente e 5cm para dentro e pronto fez-me logo ali o diagnóstico. Estás tramado.

O pior de um acidente são os orçamentistas. Estava um gajo ali deitado, todo partido, cheio de dores e mais tonto que uma barata tonta, e eles (incluindo a malta das moto4, que entretanto apareceu) tipo, está lixado, conheço um gajo que partiu-se todo e teve para quatro meses; é pá aquilo doi que se farta e é mesmo mau; um amigo meu tb fez o mesmo e nunca recuperou a sério....

Mas é tudo malta fixe. Fica aqui o agradecimento público á assistência que prestaram. Muito obrigado. E obrigado em especial ao Carlos, ao João e ao Nuno.

5 comentários:

Pirex disse...

ganda maluko, foi preciso ficares em casa para fazeres cronicas em condições? ao menos isso. Olha eu aprendi uma lição, verificar se fica tudo bem apertado para não haver surpresas.

As melhoras e a malta espera por ti para continuar as nossas voltinhas.

Pirex

Anónimo disse...

Um rápido restabelecimento!Estas coisas só servem para nos darem mais calo.
Um abraço,
Raul

Anónimo disse...

Nestas alturas os comentários são bastante diversificados, o meu é - e peço desculpa - o teu sentido de humor ficou refinado com a queda. Isto de rir das desgraças dos outros não é correcto mas a crónica está demais...
Forte abraço e rápidas melhoras, trata de pedir responsabilidades à marca das rodas.

Hugo

Anónimo disse...

Os orçamentistas são uns gajos tramados. Raramente respeitam o cliente, dizem as coisas a frio e, é quando um tipo está mais fraco que nos cravam a faca.

Além desses existem ainda aqueles que nos querem reconfortar e chamar à realidade. São personagens sinistras e que nos dizem com ar condescendente, "... eu bem te dizia que já não tinhas idade para isso...,... deixa-te disso. Coitados, têm boas intenções, mas são umas melgas.

Por causa de ti, em próximas saídas, o pessoal vai estar todo de rabo para o ar, a verificar detalhadamente todos os parafusos e porcas.

Melhoras e bom regresso.

Trinca-boss

Nota: Agora é que tu vais ter de comprar uma bicicleta nova. Diz lá em casa que o quadro dessa ficou empenado.

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel