14 agosto 2009

Um "trinca" no Vallnord Bike Park



O desafio tinha sido lançado em cima da hora por um amigo e foi de imediato aceite pelo autor destas linhas, que não podia perder a oportunidade de ir conhecer e experimentar um dos maiores e mais importantes bike parks da Europa que, por exemplo, serve de “casa” ao “pro” do downhill, Cédric Gracia, e a importantes provas do circuito mundial, como é o caso da MaxiAvalanche.
Foram apenas dois dias a descer os vários quilómetros de pistas do Vallnord Bike Park em Andorra, mas vividos com forte intensidade. De tal forma, que as mazelas e as dores no corpo ainda se fazem sentir.
O complexo Vallnord, que juntamente com Grandvalira formam no Inverno as duas grandes estâncias de ski de Andorra, é transformado no Verão num bike park com pistas variadas de Downhill, Four Cross, Cross Country e Trial. Vallnord oferece ainda mais. De percursos pedestres de extrema beleza a actividades de ar livre, existem opções para todos os gostos, num ambiente espectacular rodeado de montanhas e muito boa disposição.
Mas, sem qualquer dúvida que é o downhill que domina as montanhas naquela parte dos Pirinéus. Embora o bike park seja acessível para os praticantes de todas as modalidades do BTT, aquele está muito focado para o downhill, não sendo por isso de estranhar o domínio quase total das bikes de 20 quilos e com cursos de 200 mm para cima.
Os trilhos são espectaculares e à excepção das pistas negras (apenas praticáveis com bikes de downhill) todas as outras são acessíveis, embora, claro está, tudo depende da velocidade e da intensidade com que se “ataca” a descida e os obstáculos.
O ponto mais alto do bike park fica nos 2400 metros de altitude, podendo-se descer até aos 1300 e, confortavelmente, voltar a subir com a ajuda dos meios mecânicos.
Das inúmeras pistas experimentadas, o destaque vai para a fabulosa Route 66, uma brutal descida dos 2000 para os 1300 metros de altitude, ao longo de quase 4 quilómetros (ver vídeos). O Wood Park merece igualmente uma referência, tendo em conta o seu carácter divertido.
Como não podia deixar de ser, ainda houve tempo para uma subida de 11 quilómetros por alcatrão, dos 1300 para os 2000 metros de altitude, com uma paisagem deslumbrante.

4 comentários:

Pirex disse...

Sou um invejoso do caraças, não posso ver nada. Alex, isto deve ter sido mesmo espectacular.

Temos que lá ir um dia :)

Abraço
Pirex

Bruno Dias disse...

Boas,

Pirex, grande coisa ir ao Vallnord Bike Park, nós estivemos na Galega!...LOL!

Este tipo de posts a meter inveja deviam ser banidos do blog.

Um abraço!

P.S.- Deve ter sido BRUTAL!!! Também quero ir...

Férias disse...

Ganda maluco,

Costume ir para essa estância fazer snowboard, este ano andei por lá a ver as pista de BTT e fiquei com vontade de experimentar. Na edição de Junho da SOLO BICI vinha uma grande reportagem sobre os mundiais e achei HIPER. Ganda maluko. Também quero ir.

Anónimo disse...

Alexandre,
"Cinco estrelas"!
Também já estive nas estâncias no Inverno em Andorra, mas na GrandValira, mas ainda não tinha conhecido ninguém que já lá tivesse ido experimentar as "pistas" de bike no Verão.
Depois tens de contar mais pormenores!
Parece uma opção a considerar em férias de Verão.
Abraço,
Tiago