11 junho 2007

Trinca na Lisboa "Antiga ?"

Faço BTT não só pela adrenalina que posso sentir quando guio a minha bike mas também porque tenho possibilidade de descobrir sítios que de outra forma seriam extremamente difíceis de desbravar. Quando vi o anúncio da FPCUB acerca do Passeio intitulado Lisboa Antiga pensei: "Ora ai está uma maneira bem engraçada de conhecer Lisboa".
Juntamos alguns Trincas e lá fomos nós.
O início do passeio estava agendado para as 9h30 mas chegados ao local de partida, a belíssima praça do Terreiro do Paço, rapidamente concluímos que a espera iria ser longa. Ter duas pessoas a confirmar as inscrições de cerca de 1000 utilizadores de bicicleta originou cerca de 45min de atraso.
Arrancamos pela Rua da Madalena em direcção a Alfama passando por detrás da Sé, fizemos parte do percurso do Lisboa downtown mas no sentido inverso e em ritmo de passeio. A subida foi simples mas, como nestes passeios os andamentos são variados, foi feito o primeiro de muitos reagrupamentos, alguns deles desnecessários, ao longo do evento. A descida em direcção à baixa tinha alguma técnica, andar em paralelepípedo e entre carris deixa alguns pouco à vontade, eu achei o máximo!
O ponto alto deste passeio veio logo de seguida, nada mais, nada menos do que subir pelo Elevador da Glória. Aqueles que o conseguiram fazer chegaram a São Pedro de Alcântara com um sorriso estampado na cara a disfarçar a mascara de esforço. Este foi o ponto de viragem do passeio, e aqui tenho de fazer dois reparos, um a todos os que participaram neste passeio e outro à organização do evento.
Aos meus colegas betetistas: estes passeios não são, de todo, uma competição mas, não podemos impedir aqueles que tem um ritmo mais forte de andar, por isso temos que permitir a sua passagem, a rua até tinha largura para isso. Para engarrafamentos e falta de civismo temos, infelizmente, o trânsito automóvel.
Aos organizadores: Lisboa tem ruas complicadas para serem percorridas por tanta gente, por esse facto não seria de informar e ordenar as pessoas nesses sítios ou mesmo condicionar/espaçar o número de participantes e oferecer um passeio com qualidade? Se queremos mostrar que Lisboa é
ciclavel e que a bicicleta pode ser um meio de transporte não seria de evitar subidas com bikes às costas (zona do Elevador da Bica) quando existe uma alternativa bem viável 20 metros à frente e que nos permitia disfrutar da belissima vista do miradouro do Adamastor?
O Lisboa antiga percorreu Alfama, Martim Moniz e Bica ficando de fora o Castelo, o interior do Bairro Alto, a Lapa e a Madragoa, no contexto deste passeio não faz qualquer sentido percorrer a Avenida de Brasília em direcção ao Padrão dos Descobrimentos, é bonito sim senhor mas pode-se fazer de outras formas pouco poluentes como por exemplo utilizando o comboio ou mesmo a pé com a familia.


Espero com expectativa a XVI edição deste passeio com mais Lisboa Antiga.

Boas pedaladas.

Hugo Gonçalves

(fotos gentilmente "subtraídas" no site da FPCUB

1 comentário:

Pirex disse...

Parabéns Hugo pelo post. Deve ter sido uma volta engraçada.

boas trincadelas

Pirex