12 agosto 2010

Já percebo o titulo de "Volta da Fruta"

Este domingo todos queriam chegar cedo a casa... Como tal, a voltinha teria de ser na zona da Galega ou ali por perto...

Dado que eu ainda não conhecia a Volta da Fruta, decidimos fazer companhia ao Zé Matos, e a volta ficou marcada para as 8h de Domingo em Vila Franca do Rosário...

E assim foi, às 8h já estavamos todos preparados para iniciar esta voltinha domingueira...

Presentes estivarem:

Filipa - Trinca-Lady
Nuno - Trinca Gadget
Pirex - Trinca-Coentros
João - Trinca-Tuga
Zé - Trinca-Ampolas
Brites - Trinca-Tudo

Para mim era a estreia nesta voltinha, apesar de alguns troços serem por mim e por outros Trincas já conhecidos, durante a maratona de Mafra no ano de 2006, no qual participaram igualmente os TPO sem nos conhecermos mutúamente.

Começamos a pedalar à hora marcada e após uma pequena descida, que nem deu para aquecer as pernas, começamos logo a subir e começaram logo as primeiras picardias com o Zé e o Pirex no centro das atenções...

Para quem não tem acompanhado as últimas voltas dos Trinca-Pedras, fiquem a saber que o Pirex está em grande forma,,, E voçês sabem que o homem não gosta de perder nem a feijões... LOL...

Ainda nem tinhamos percorrido 1km e já a minha roda traseira me pregava uma partida... Durante a voltinha nocturna da 4ª feira anterior tinha furado o pneu com alguns cortes de vidros... (Suspeito que foi o Pirex, pois fui o único a furar o pneu, com vários cortes em vários pontos do pneu... LOL).

Como não poderia deixar de ser, o Pirex gosta de documentar as situações em que as minhas rodas Tubeless são atingidas por problemas... "Ah e tal, as rodas Tubeless é que são muita boas, porque nunca furam...", CÃO...

Após seguirmos viagem, passamos por alguns dos caminhos que já tinha feito na Maratona de Mafra em 2006... Pelo caminho o Pirex foi indicando algumas das suas preferências em termos de Vivendas que iamos vendo ao longo do percurso... Algumas delas com vistas espetaculares... Com piscinas... Verdadeiramente de sonho...

À medida que nos fomos afastando de povoação e entrando cada vez mais dentro da floresta, fomos começando a observar vários pomares de fruta... Pêssegos, uvas, ameixas, peras, etc...

Mas não pensem que são pomares com grandes vedações ou afastados do percurso... Estamos a falar de ir a pedalar, estender a mão e apanhar fruta madura pronta a comer... ESPETACULAR...

A certo momento eu e o Zé acabamos por perder mesmo a "vergonha" e o "pudor" e paramos para nos abastecermos de pêssegos... Em silêncio claro... Não fossem os donos dos pêssegos andar ali por perto... E que pêssegos maravilhosos estes...

Após ter apanhado cerca de um 1kg de pêssegos seguimos caminho e pouco depois apanhamos uma das subidas mais duras do dia, num terreno com muitas irregularidades, que não impediu que eu fizesse a subida toda a pedalar apenas com uma mão no guiador, enquanto segurava o telemóvel com a outra...

Na aldeia seguinte aproveitamos para fazer uma pequena paragem para aconchegar o estômago... E ficou prometido que iriamos encontrar uma subida cuja parte final trazia uma pequena surpresa...

Acabadinhos de comprar...

O Pirex estava esperançado que eu não conseguisse subir aquela parte final da subida e confessou que até tinha pensado sacar a máquina fotográrfica para me fotografar a desmontar... E na realidade eu que não conhecia aquela parte final da subida, à primeira impressão, julguei ser impossivel subir aquela enorme monte de pedra montado na Trek de Carbono OCLV EX 9.0 de 2008 com 12.6 Kilos de peso...

Afinal estava enganado... E consegui levar de vencida aquele pequenito monte de pedras... Para irritação do Pirex que não deixou de me enxovalhar durante os minutos seguintes...

A parte final da volta ainda nos reservava uma subida daquelas que parece que nunca mais terminam... Daquelas mesmo boas para treinar e fortalecer as pernas...

No topo desta subida era possivel ter uma vista magnifica sobre Vila Franca do Rosário e parte da Zona Oeste que se estende até à Serra do Socorro, Forte de Alqueidão e outras elevações daquelas paragens que já tivemos oportunidade de visitar em outras voltas domingueiras...

De seguida teriamos a descida em direção ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico... Nesta descida com um piso extremamente "manhoso" a Filipa ainda teve de largar a sua "menina" para não se enrolar debaixo dela... Como resultado, os calções da Filipa acabaram por ficar mais arejados... LOL...

No final da volta às 11h tinhamos percorrido cerca de 35kms tendo chegado à hora prevista e a tempo de evitar a chuva de lama que caiu no passado domingo...

Sem dúvida uma voltinha para repetir durante as próximas semanas, tendo em conta o tempo de amadurecimento da fruta que fomos vendo ao longo do percurso...

Ficou combinado que na próxima volta da fruta o Pirex leva o ExtraWheel para podermos carregar com fruta...