08 dezembro 2009

Linhas de Torres

Mais um dia de pedalada. Desta vez abordamos o tema das Linhas de Torres. Para quem não sabe, foi um sistema defensido gerido pelo exécito Inglês na altura das Invasões Francesas. Este sistema comporta um conjunto de fortificações defensivas construidas em pontos estratégicos desde Alverca até Cascais.
Nós já tinhamos realizado algumas incursões. Visitamos o Forte de Ribas, Alquidão e a edificação no topo da serra do Socorro.
Desta vez decidimos ver que mais há aqui na zona da Galega.
Saimos pelas 08.15 e rumamos ao Milharado e logo entramos na terra. Isto foi exactamente no alto do Castelo Picão onde ainda pudemos observar como eficiente podemos ser em nossas casas do ponto de vista energético.
Mas rapidamente verificamos que ainda não dá para andar na lama e optamos por realizar a volta na estrada para não comprometer o material.
Descemos então á Sapataria e subimos para Pero Negro. A partir dai passamos ao modo de turistas e andamos a aprender um pouco sobre a nossa história.
O momento do dia foi quando decidimos subir á serra do socorro. Eu já estava de rastos mas pensei "que se lixe". E ai fomos nós por aquele empedrado que nunca mais acaba. Já a mais de meio, ia uma senhora descalça com a filha e a matriarca. Provavelmente a pagar alguma promessa. Acreditam que chegaram ao topo primeiro que o Tuga? Ah ah ah (ele há dias de cão).
Voltamos então á Galega pela estrada novamente, onde chegamos a horas decentes.
Meus amigos, o meu desejo de ir para casa era tão grande que practicamente nem me despedi da malta. O meu pedido de desculpas. Sim, hoje fiquei de rastos eh eh eh

Agora as imagens

Ainda na lama

Assalto á obra 29 das linhas de torres

A cavalaria da Obra 29

A petiscar no paiol

O João no Marco Geodésico da obra 28

Na Igreja da Enxara do Bispo

A pequena capela da Enxara do Bispo

Os Homens do General Wellington a descansar

Inicio da descida no Socorro

Olhem, há meninas a pedalar no Oeste


Abraço
Pirex

4 comentários:

Brites disse...

O Pirex bem se queria esquivar à Subida da Serra do Socorro...
Mas tal como ele já disse, a voltinha mais parecia um passeio turistico... E nada como a subida do Socorro (feita pela estrada de peralelos), para transformar um passeio... num treino...
Foi duro.. doeu... mas no final sentimento de dever cumprido...
Acho piada o Pirex dizer que chegou estoirado, quando o regresso desde o Socorro até à galega, foi sempre feito em Talega... Estava imparável... Mas sempre a dizer que estava cansado... Devem ser coentros a mais... LOL...

Abraço e até daqui a duas semanas...

Ass: Trinca-Tudo (Até subidas)
PCCRB

Pirex disse...

Nem imaginas o que me ri com a cena dos coentros ah ah ah. Brites, foi durinho sim. Fiquei a tarde toda de rastos :)
Mas não perdia isto por nada :)

Abraço e até lá
Pirex

Férias disse...

Pessoal,

Este fim de semana fui a Aveiro, no regresso passei por essa zona e surgiu-me a ideia de ir até Óbidos e fazer o regresso de comboio...

Tenho uma sede de pedal...

Pirex disse...

Férias, se tens sede é melhor tratares disso :)