22 dezembro 2014

Volta de Natal do Cão Guia 2014

Pois é amigos. Fomos novamente convidados para representar os trinca pedras neste evento que ja criou as suas raizes. Do nosso lado estiveram presentes o Hugo, o Nuno, o João,  eu e o Brites. O resto parece que já não gostam de pedalar connosco.

O percurso era supresa. Apenas se sabia que envolvia a Serra d'Aire e Candeeiros com almoco e jantar. E que a partida seria cedo.

O grupo da galega saiu por volta das 6 da manhã. E a primeira aventura do dia foi fazer o trajecto desde loures até ao Carregado debaixo de um espesso nevoeiro. Chegados a Liteiros, localidade onde se iniciou o percurso, demos inicio às hostilidades. Vinho do porto e bolo rei para aquecer os espiritos que estavam dormentes com o frio que se fazia sentir.

Começamos a volta com -0,3 graus... fresquinho.... e embuidos de muita vontade de cumprir o objectivo. Este ano o pai natal esteve connosco. Foi uma caracterização muito particular e ajudou a animar a volta. Obrigado Pedro pela tua iniciativa.

Do percurso pouco vos contarei, pois é materia para quem lá esteve. Apenas uma nota para um tal de JT que ja poucos se lembram, para lhe dizer que tenho a certeza de que algumas descidas o iriam fazer tão feliz como a nós fizeram.

Dois premios de montanha e as respectivas descidas são a praxe que se espera de um evento deste tipo. O anfitrião sabe que os Lisboetas gostam daquilo e obrigado por incluir este tipo de trajecto.

O Brites acabou por fazer o sacrifício de seguir na minha cauda para por filmar estas partes e acreditem que para o homem foi um esforço danado, pois desce melhor que eu. Imagino a cabeça dele a avaliar cada momento e a ver tudo em câmara lenta enquanto para mim tudo passava a velocidades estonteantes. Mas no final todos conseguiram descer sem danos ou mazelas.

Pelo meio houve um repasto na "Susana". Muita discussão houve por causa disto mas são assunto domesticos do Btt Almonda. Eu só sei que estava tudo bom, a sopa, o frango, o vinho e as sobremesas. Mas tenho a reclamar que precisava de mais tempo para avaliar esta parte condições.  Oh João Gonçalves,  isto não se faz... não convidamos as pessoas para comer e corremos com elas da mesa... foge... e o pior é que o vinho era bom.

O pior foi depois (pelo menos para mim). Fui-me abaixo das canetas e demorei muito tempo a conseguir que as pernas reagissem. Mas fui tirando um pouco de ar às canalizações,  por cima e por baixo, e aos poucos comecei a carburar. Também houve jiposes, um termo que faz parte do léxico dos Almondinos e cuja tradução significa ter mais olhos que barriga.

Depois da segunda subida do dia e alcançada a fornea foi repetido um trilho fabuloso ladeado por uma vista deslumbrante. Apenas digo que para os que sofrem de vertigens é sofrível, mas em compensação dá uma pica que nem conto. Confirmo que as sensações de prazer são de facto intensas e para mim são um dos factores que me motivam nesta actividade. O Brites que o confirme pois viu bem a minha cara.

Terminada esta etapa, foi sempre a rolar pela encantadora paisagem da serra até regressas a Liteiros. Eram 6.15 da tarde e o conta quilómetros marcava 88km. Dizem alguns gps que fizemos cerca de 1900 metros de acumulado mas isto necessita de validação.

Os banhos foram novamente no estadio do clube de futebol da terra e cumpriram com a função. Perfeito.

De seguida rumamos à quinta do Eng. Uma das figuras emblemáticas do Btt Almoda. Estava na hora do jantar e o menu incluia sopa de nabiça seguido de bacalhau desfiado previamente assado na brasa, com batatas a murro. Tudo bem regado e uma nota especial para o azeite do anfitrião.  Acho que nunca comi azeite tão bom. Terminado o convívio,  ainda fomos tomar um café no centro de Torres Novas e regressamos todos a casa com a alma cheia de boa sensações,  agradecidos pelo dia ter corrido bem sem acidentes ou avarias. Foi uma volta especial, fabulosa e devo agradecer ao João Gonçalves por nos ter convidado. Obrigado e até breve. 

As minhas fotos:

O Pedro que foi o nosso Pai Natal
 O CDT
 A chegada ao Alviela














 Pit stop para iniciar o ataque à Serra

 O Medronho













 O Almoço na Susana

 A famosa sopa de Carne



 A Fórnea

 A vista da Fórnea
 O Inicio da Descida depois da Fórnea




 A lareira da sede oficial do BTT Almonda

E é tudo amigos, Um abraço e até para o ano. Votos de feliz natal para todos incluindo as vossas familias e que em 2015 nos juntemos mais vezes para pedalar.

Abraço
Pirex

PS: o  CDT é o Culpado Disto Tudo :)

5 comentários:

Férias disse...

Pirex, obrigado pelo teu post epor um ano fantástico de grandes pedaladas.
Aguardo com expectativa os videos, principalmente o de Aivados :-)

Até lá...boas trincadelas

João Gonçalves disse...

Os diversos dias e km passados sozinho na serra são recompensados quando sinto que proporcionei um bom dia de BTT aos meus amigos!
Excelente reportagem e obrigado pela vossa presença e amizade!
Para o ano vou tentar ainda melhorar e surpreender!

Brites disse...

Fantástica reportagem... Antecipaste-te!!! Agora tenho de subir a fasquia, porque esta reportagem está brutal!!!
Gosto das fotos, mas não sei porquê estão com baixa definição.
Apesar de não ter sido organização minha, fico ocntente que os Trincas tenham gostado. Acima de tudo, não é apenas um dia de BTT, é um dia passado entre amigos.
Excelente dia... É daqueles que fica na memória por muito tempo...
Feliz Natal a todos e lembar que o ano ainda não acabou... Ainda temos oportunidade para pedalar uns belos apres de kms.
Grande abraço,
Cão Repórter/Trinca-Tudo

João Pires disse...

Òtima reportagem.
A Épic Natal Torres Novas 2014,by João Gonçalves.
Foi fantástica. É como os ovos da Kinder têm o brinde lá dentro. Neste caso a supresa está ali ao virar o monte. Provocando sensações de uma criança que recebe o presente pretendido.
Boa companhia,trilhos maravilhosos e repasto do melhor.
Bem haja a todos e um em especial ao João Gonçalves.

Vento na cara e boas pedaladas.

Trinca Tuga.

Nuno Vilhena disse...

Muito obrigado João Gonçalves, pela qualidade de mais um excelente passeio, deu para Trincar Pedras e tudo :-) não te esqueceste de nada.
Como moeda de troca temos uns trilhos para mostar aqui na zona Saloia que vão adorar....
Belo post para acabar o ano em beleza, que 2015 tenha mais aventuras BTTisticas....

Boas festas para todos

Abraços