09 dezembro 2014

Mais um ano.

É verdade amigos. Mais um ano se aproxima do final. Mas ainda vamos aproveitando para descobrir novos caminhos. No passado fim de semana e por que este era grande, optamos por pedalar no sábado e na segunda. Pelo mesmo motivo apenas eu, o João e o Nuno estávamos disponíveis para estas jornadas, mais uma vez na Galega. Acho que já anda tudo farto da Galega menos nós. Aliás há companheiros que até já estão fartos da bike, pois nem aparecem.

Mas voltando às jornadas. No sábado, rumamos ao Alqueidão. Tivemos um encontro com alguns cavalos que provocou alguma tensão. São bichos magníficos mas muito grandes. E imaginem só a malta a iniciar uma subida em terra batida e de repente galopam em vossa direcção 3 ou 4 cavalos nitidamente incomodados com a nossa presença. Como se não bastasse ainda aparece um outro, que salta da direita para a esquerda do caminho com um impacto tal que até o chão tremeu.

Daqui para diante foi tranquilo com as paisagens habituais, caminho novos e um single track feito ao contrário e que temos a certeza de que irá fazer as delicias de todos quando o fizermos no sentido correcto que é a descer. Brutal. Constatamos que o forte do Alqueidão ainda têm muito por desenterrar assim haja orçamento para o trabalho de arqueologia que por lá se desenvolve.

Já no regresso à Galega, ainda houve tempo para encalhar num deslizamento de merda, literalmente merda, que ocupou por completo um trilho habitual. Aquelas terras vão ser muito produtivas nas próximas colheitas. Bom agora imaginem começar a ganhar balanço e a porcaria que está agarrada ás rodas começar a saltar em todos os sentidos e encher a vossa cara com este tratamento de beleza. Foi um regresso de merda e com o cheiro todo agarrado.

A minha bike acabou por impestar a garagem. Peço desculpa aos meus vizinhos.

Na segunda feira, voltamos a juntar para nova volta. O João tinha uma vontade especial em ir até ao Palácio do correio mor no Barro, perto de Loures. E assim la fomos parte em terra e parte em estrada-
Ali chegados havia que subir. E subir aqui é mesmo assunto sério. Tratava-se de subir a encosta até Montemor. Para terem uma ideia há uma parte da crel que é atravessada aqui por um viaduto brutal. Mas estávamos em território virgem para nós e havia que descobrir o caminho mais ou menos a azimute. Como azimute definimos o regresso à Galega.

Rotunda aqui, rotunda ali, demos com uma picada. Nunca tinha apanhado uma picada assim. E desafio desde já os valente trepadores deste grupo a fazerem este monstro montados. Fica o desafio.

No topo, fizemos uma paragem para ver as vistas e tirar umas fotos. Saímos dali e andamos por terras que desconheço. O João e o Nuno podem detalhar esses nomes mais tarde. Com mais subida menos subida acabamos por regressar a passo acelerado pois investimos muito tempo naquela zona. Vamos voltar com toda a certeza pois ficou a sensação nítida que vale a pena explorar.


Deixo-vos algumas imagens.

Um abraço
Pirex

Sábado,







 
 Segunda










 

4 comentários:

Férias disse...

Grande Pires, pois eu não estou farto nem da bike, nem da Galega nem de vocês ��

Eu e o teu irmão andamos por essa zona do Correio mor e A-dos-Cãos e falamos várias vezes em voltar pois lembro que tinha bons trilhos.

A cena da máscara de gel beleza é que suspenso...��

João Pires disse...

Muito bom o relato da jornada dupla deste fim de semana.
Algumas supresas/descobertas de trilhos.
E mais um monte conquistado,
ao qual se atribuiu o nome de rochedo.
Já a muito tempo que não assistia a paragens para comer sem se falar.
Otima companhia.
Férias no próximo ano havemos de lá voltar.

Abraços e boas pedaladas.

Nuno Vilhena disse...

A meteorologia ajudou a realçar as belezas da região, em relação a:

"Rotunda aqui, rotunda ali, demos com uma picada. Nunca tinha apanhado uma picada assim. E desafio desde já os valente trepadores deste grupo a fazerem este monstro montados. Fica o desafio."

O local tem o nome de Alto da Pena.

Abraços
Nuno Vilhena

Brites disse...

Pena tenho eu de não me ter podido juntar a voçês, mas há momentos que tem de ser reservados para a familia. Espero ter oportunidade de me juntar a voçês em breve.
A minha menina já não sai da garagem há 3 semanas. Qualquer dia o carbono enferruja.
Hoje vou buscar uma bicicleta de estrada para fazer o Tróia Sagres no próximo fim de semana...
Três semanas sem pedalar, vamos ver no que isto dá...
Abraço e parabéns pelo relato...