29 janeiro 2012

A surpresa a caminho do Sobral

Meus amigos, a surpresa foi total. Se repararam no post da semana passada, havia vos dito que nos tínhamos cruzado com a volta do Sobral de Monte Agraço. E que iríamos voltar em breve para tentar recuperar algumas coisas que vimos à distância.
Pois assim foi. Enquanto alguns elementos do núcleo duro estão fora, vamos adiando outras voltas que já temos apalavradas como a ida ao cabo Espichel. Não havia oportunidade melhor. O Rui decidiu juntar-se a nós e em boa hora o fez porque tirou o trilho da net e isso permitiu corrigir o traçado onde haviam removido as marcas.
Começamos os 4 pouco depois das 08.30. Dirigimo-nos ao matadouro do Milharado e a partir dai foi sempre terra. E que boa que estava. Também o sol prometia uma manhã agradável não fosse a baixa temperatura que se sentiu no inicio.
O resto foi pedalar pela enconta acima até chegar ao forte do Alqueidão e dai derivar até ao Sobral de Monte Agraço.
As surpresas foram uma serie de single tracks que nos divertiram imenso e sei que os outros trincas vão gostar. Mas hou ve um especial. Já depois do Sobral. Este é um percurso para caminheiros e a placa dizia PR2 (se não me engano). Foi uma delícia. Claro que devem dar um desconto ao divertimento que, ali, tivemos pois não se comparam aos de Monsanto ou Sintra, mas servem muito bem para limpar o tédio dos caminhos rurais. Outro também muito interessante mas onde o privilégio foi para a paisagem, encontramo-lo numa subida para a Serra do Alqueidão.
Regressamos de novo até à Galega com 3h30m de pedalada e 43 kms feitos (excepto o Zé, que anda outra vez a dar nela).
Aqui ficam as minhas fotos



 
























Um abraço
Pirex

23 janeiro 2012

Sopa de feijão ao pequeno almoço

Há dias assim. Daqueles em que ninguém dá nada por eles e que nos acabam por surpreender.
Hoje não era suposto ir ter com ninguém. O Nuno fracturou um meta qualquer coisa na mão e não pode pedalar por uns tempos. Então os restantes TPO´s (sem o membro honorário Trinca-Tudo) juntaram-se para por as pernas a mexer.
A volta foi boa. Nada que se compare às voltas feitas para homens, mas como meninos que somos, ficamos limitados às vistas saloias.
Andamos por trilhos que já conhecem e acabamos por rumar ao Forte do Alqueidão. Ali chegados demos com a prova que se fez este domingo no Sobral de Monte Agraço. Entramos no percurso mas em sentido contrario. Durante alguns kms fomos cruzando os participantes e vimos de tudo eh eh eh. Uma coisa que ressaltou, foi o facto de em vários troços haver trilhos novos marcados para a prova que distando poucos metros dos conhecidos por nós ja deixaram água na boca. Por isso é bem provável que os próximos fins de semana sejam ocupados em recuperar os mesmos para a nossa listagem.
Sei que alguns de vós vão gostar.
O outro facto do dia foi saber que um determinado trinca, vem pedalar com uma tijela de sopa de feijão no bucho. Para não falar na chouriça e tal. De facto com um pequeno almoço destes quem é que precisa de ampolas eh eh eh.









Eu aproveitei para aprender a andar na terra com a Trek. Ainda vou continuar em formação. Mas posso dizer que estou a adorar o desempenho.
Destaque para os pneus que rolam estupidamente bem (quem diria). E para o bloco traseiro que para além do conforto parece extraordinário. Mas como disse ainda tenho muito para aprender com ela.

Abraço
Pirex

17 janeiro 2012

I´m not a newbie

Olá a todos. Especial boas vindas ao Paulo que trouxe mais uma Trek ao grupo (parece que o Brites tinha razão).
O Paulo ainda não têm nick por isso aceitam-se sugestões para a sua camisola. Chegou bem montado e com pernas de quem tem de facto experiencia na bike. Se ele quiser vir mais vezes será muito bem-vindo. Vou apenas avisa-lo que temos um papagaio no grupo que combina voltas a 50 kms de Lisboa e depois não diz mais nada. Deve ser porque são voltas para homens.
Mas vamos ao que interessa. De facto o nosso destino era o Cabo Espichel, mas ficamos de acertar no sábado por causa do tempo. O que eu não esperava é que quisessem vir outra vez à Galega. Mas assim foi. E fomos fazer estrada porque a chuva de sábado teria enchido tudo de lama e a malta já não está para isso. Já chega quando tem mesmo que ser.
Para tornar o percurso interessante havia que descer e subir. Nada como rumar a Lousa, subir a Montemuro, virar à esquerda para Santo Estêvão das Galés, subir ao Funchal, descer a Alcainça, Malveira e Galega novamente.
Eu cá tive que travar conhecimento com uma pequena de 17,5”, muito gira. Acho que vou ser feliz com ela, eh eh eh.
Um Trinca “Cujo Nome Não Posso Revelar” decidiu encher o bandulho de pastéis de nata e ficou tão pesado que na descida final, espantou-se e confundiu a actividade do dia com aquela cena que alguns jogadores de futebol fazem quando marcam golos. Vão a correr e atiram-se de barriga para a relva a comemorar. Só que este Trinca “Cujo Nome Não Posso Revelar” não comemorou nada. Sem brincadeiras… até eu apanhei um cagaço do caraças porque vinha atrás dele e vi os meus dias a andar para trás. Felizmente o Trinca “Cujo Nome Não Posso Revelar” apenas fez algumas queimaduras.
Aqui ficam as poucas imagens do dia:

 Ah e tal, onde é que compraste a tua... a minha é maior e tal...
 Eu conheço este selim...

Onde está o gajo que esta a comer?
 Em carne viva... não era um filme do Almodôvar?
Este nosso colega cujo nome não pode ser revelado, fez uma tatuagem no passado Domingo. Mas parece que ele tinha pedido para escrever "Amor de mãe", só que apenas havia tinta vermelha.
Quem sou eu para contrariar alguém nestas coisas, até porque sei como o que custa a vida. Vou apenas desejar-lhe rapidas melhoras e esteja bem para Domingo.

Abraço
Pirex

09 janeiro 2012

Single Tracks do Forte do Alqueidão

Mais uma manhã de frio. Os termómetros marcavam 3 graus e só ao sol é que se estava bem. Desafiei os Trincas para voltar a fazer uns trilhos que nos foram apresentados por um Guru da Terra. Mas a coisa não foi pacífica. Houve uma negociação bastante sofrida acerca da hora a combinar para o inicio do desafio. Enfim, a pedido de várias famílias lá chegamos a consenso.
Começamos então às 08,30, rumo ao Castelo Picão, sempre por estrada para aquecer as pernitas. Depois entramos na terra e revisitamos trilhos velhos conhecidos até ao Forte do Alqueidão. Contudo não chegamos lá mas estivemos quase. Decidimos ir directos ao objectivo do dia.
De facto aqueles ST vieram acrescentar muita qualidade ao menu da Galega. Houve alguém que até disse que a Zona Oeste está cada vez melhor…

vejam bem o gelo...



  O gajo que está à porta é o JT eh eh eh
Pausa para comer


afinal já não vamos ao forte
Olhem para eles a iniciar os single tracks


Mais uma perspectiva para o JT

Hou um gajo que vinha tão depressa que deixou a bina pendurada
De regresso à Galega


Abraço
Pirex