30 novembro 2010

29 novembro 2010

De Sintra ao cabo



Mais um Domingo mais uma volta, 8h15 da manhã, Barragem do Rio da Mula, sete bravos Trinca Pedras num ambiente frio e desconfortável. Onde estão todos os outros domingueiros? Suponho que na cama a ganhar coragem para enfrentar os 7º que se faziam sentir.
Aquecimento feito (= calçar e colocar capacete) e toca a pedalar atrás do Boss. Nem parece o mesmo, 13kg a menos e uma força brutal para pedalar. Eu, depois da paragem do Verão, bem me esforço para acompanhar o grupo mas eles insistem em subir, subir e subir.
Ao fim de meia-hora e de 6kms a subir para encurtar trajecto percebi que ia levar mais um daqueles empenos, era o começo. Ainda tínhamos de fazer mais duas ou três subidas valentes para encurtar mais trajecto. Entre fazer uma valente subida durante 250m e uma descida por 1.5km só mesmo o Boss para escolher a primeira hipótese e, pior! aproveitando a falta de oxigénio no cérebro da malta ainda nos convence a ir com ele. Mas há que reconhecer, deixa-nos descansar e apreciar a paisagem por 2 segundos e faz sempre um ar paternal quando diz entusiasmado “então não valeu a pena?”. Já nem lhe respondo, o cansaço é tanto que penso ouvir vozes e tenho medo de responder ao além.
Da Peninha avistamos toda a costa e o nosso objectivo intermédio, o Cabo da Roca. Era hora de aproveitar a descida que nos conduziria ao asfalto que serpenteia as colinas da Azóia até ao cabo. No ponto mais ocidental da Europa tiramos umas fotos para o blog e ainda tivemos tempo para ver nascer uma bela amizade entre o Pirex e o José Castelo Branco lá do Japão. Um rapazito com um ar singular que não hesitou em repousar a sua mão no capacete do Pirex, enternecedor…
O momento do dia esteve prestes a acontecer quando o Brites vacilou e a malta rezou para o ver cair, o homem não está pelos ajustes e lá remediou a coisa mantendo-se de pé para descontentamento geral.
Seguimos junto à costa em direcção à Praia da Adraga para podermos fazer mais uma subida que nos iria repor na linha do gps do Boss. Chegados a Colares um miminho do Boss para o Tiago, paragem para um cafezinho. Dá com uma mão e de seguida tira logo com a outra…toca a pedalar por asfalto a subir que nem loucos. Ainda comecei uma conversa com o Pirex mas ele deixou-me para trás a falar sozinho…
O Tuga levou um companheiro novo, um chiar no amortecedor que nos acompanhou kms, já só queria acabar a volta, levava 30km nas pernas, um chiar doido a ecoar na cabeça e o Boss a dizer: “ epá oh Hugo eu não sabia que era assim a subir tanto”, como se desse para acreditar!? Então não é que depois de fazermos (finalmente) uns singletracks porreiros ainda nos tentou convencer a subir o Monge em vez de descer para o carro?! Já não lhe dei ouvidos, fiz-me à descida que nos levou vertiginosamente aos carros e ao merecido repouso.
O parque estava agora repleto de ciclistas, pessoal bem-disposto com 20 ou 25km nas pernas e com 500m de acumulado….já nem me lembro desses tempos!

28 novembro 2010

Sintra - Cabo da Roca - Colares


Aqui ficam os dados da volta de 28/11/2010. Deixo a outros os comentários. Hugo é a tua vez.




21 novembro 2010

Galega - Torres Vedras - Galega

Numa manhã chuvosa, chegámos às 8h à Galega. O Hugo que era para vir mandou um SMS a dizer que não conseguia. Devia estar entalado em qualquer sítio que o impedia de sair. No inicio alguns de nós ainda tiveram alguma inveja.
Com tanta lama ficou logo combinado que a volta ia ser por estrada, curta e para chegar cedo. Foi assim que começámos a andar, eu, o Brites, o João, o Nuno e o nosso guia, o Pirex.
Com um guia destes já estão a ver o que aconteceu. Íamos em Sobral de Monte Agraço e o Pirex diz “Já agora podíamos ir até Torres Vedras, que dizem”. E pronto lá fomos, ai comemos um rico pastel de feijão, alguns ainda compraram uma caixa para levar para a família, e foi dali que arrancámos para o regresso à Galega. Tudo correu em bom ritmo, sem chuva de maior, a não ser na chegada onde caiu uma boa bátega de água.
Passámos na Malveira, não vimos o Paulo mas encontrámos o Zé e o irmão, o primeiro com cara de quem tinha sido atropelado por um comboio.
Foi assim que chegámos à Galega, com mais de 63Km percorridos e um acumulado ligeiramente superior aos 1000m, com uma média de 18Km/h.
Agradecimentos ao guia, à conversa de elevado nível entre o Rui, Pirex e Brites, que escuso de citar aqui, mas que envolve outra personagem étnica de membro avantajado que parece ser do conhecimento intimo dos três.  Que sejam felizes J.
Deixo ao resto do pessoal  a obrigação de postar algumas das boas fotos que tiraram.



18 novembro 2010

Ainda Monsanto e outras coisas

Isto do BTT, como diz o Nuno, é bom é com companhia, por isso também percebo o Pirex que o que quer é provocar o pessoal.


Mas só para vos provocar ainda mais um pouco, este fim-de-semana que passou, mesmo depois de toda aquela chuva, ainda apanhamos uma manhã que permitiu imagens como esta……
Apareçam quando vos der na gana…..

16 novembro 2010

Por aí não... podes cair

Pois é... ninguém se chega á frente. Isto de fazer posts cansa mais do que pedalar. Acho que o grupo dos trinca-pedras tem quase 20 membros. Acho porque há muitos que nem conheço. E também porque parece que deixaram caducar o seu cartão gold de membros deste grupo tão restrito. Nem sinal deles. E fim de semana após fim de semana acabam por aparecer sempre os mesmos.
Querem ver um gajo venenoso? Acho que o Brites vai tratar de mandar vir calções para os equipamentos. Quem quer??????
Então, enquanto voçês procuram o cartão, nós lá fomos para mais uma manhã desagradavél de BTT. Ainda por cima cedo, vejam lá. Que chatisse. Parece aquelas empresas que vivem dos clientes e em que todos acham uma treta ter que levar com eles. Amigos o BTT é mesmo assim. É lama, frio, chuva, sol abrasador, poeira, cheiro a suor até tresandar, passar o dia a comer sandochas e barritas empurradas com gel energético, ficar com as pernas todas lixadas pelas silvas, tojos, pedras e toda a merda que apareça pela frente.
Ás vezes é malhar e ficar com rabo de macaco ou com os braços atrás das costas. uns ficam sem dentes. Outras vezes é o material que já não aguenta mais e rebenta por todos os lados.
Mas porra, desapareceram todos porque??? estão em casa no sofá agarrados ao folheto explicativo de como se monta o desfribrilhador que compraram novinho em folha e não o sabem ligar á corrente? que cena meu.
Este gajo têm um ácido do caraças.
Bom, encontrei o Kompensan. Já posso falar da volta de domingo passado. Até porque estava á espera que alguém se chegasse á frente.
O JT ligou-me no sábado e disse-me que têm um site que não falha nas previsões. Ainda torci o nariz, mas como confio no tipo, lá desafiei alguns outros e comparecemos á chamada do Boss (para quem não se lembra ele é o Trinca Boss). Já no monte verde, assistimos á sua chegada com outro cromo. O Brites, aquele que marcha tudo. E a agenda do dia indicava um inicio marado. O Brites, tentando gerir a sua gana por pedalar com a familia, fez um sacrificio de se levantar cedo para nos acompanhar até meio da manhã. E como tinha chovido a noite toda, sugeriu que evitasse-mos a lama... Ás tantas vamos nós por ali fora e o JT sugere uma subida á direita num track. O Brites dispara logo "Por aí não, podes cair..." e virou á esquerda para descer.
Segundos mais tarde estamos todos a descer uma escadaria com degraus de barrotes que nunca mais acabava e a ver a vidinha a andar para trás. Grande lata tem o gajo... podes cair...
Lá o despachamos pois mais pareciamos aqueles tipos de fato treino em cima da bezerra antes de ir lavar o carro e fomos á procura do André. Este que vinha mais folgado (que é como quem diz, cheio de pica) levou-nos a fazer tudo aquilo que o outro andara a evitar.
E mais não conto. Foi uma excelente manhã. Voltem, se conseguirem sair de casa eh eh eh.

Bonecos para se entreterem:
Enquanto uns malham...

Outros assistem... chaparro...





Agora um jogo de paciência, liguem o inicio com o final usando um lapís.... se conseguirem :)

A solução vêm já aí

Abraço
Pirex

08 novembro 2010

De Belas a Maceira

Neste domingo persistia a dúvida. Chove ou não Chove? Mesmo sem termos a certeza do que se ia passar lá respondemos a mais um desafio do JT. A ideia que ele desenvolveu durante a semana era voltar a um cantinho especial perto de Maceira mas desta vez, experimentar novos trilhos. Lá nos juntamos no local habitual para as voltas que aqui fazemos e mais ou menos à hora prevista lá começamos a volta. Para surpresa de alguns desta vez íamos começar pelos fofos. Este caminho também não nos era estranho mas o sentido sim, por ser inverso era novo. Para variar os acertos do GPS fizeram com que houvesse algumas perdas de tempo. Ao longo do dia foram várias a vezes que tivemos que andar com as bikes às costas. Umas vezes porque o terreno estava lavrado outras porque a natureza se encarregou de esconder os caminhos. Mas o pior tratamento que levamos foi uma autêntica esfoliação provocada pelos tojos que cortavam que nem laminas. Horrível a sensação de sentir milhares de pequenas naifas a raspar na pele.
Houve lugar a malhos e as habituais questões técnicas como furos e desviadores que não trabalhavam por causa da lama, mas tudo correu bem.
De destacar foi uma cena de BBC Vida Selvagem que presenciamos ao vivo. Dois bodes a competir pela liderança do rebanho. E nós a assistirmos aquelas brutais marradas que davam um no outro. Não ficamos para o desfecho pois às tantas os bichos ficaram com os chifres entrelaçados e parece que tiveram que ficar amigos.
Depois de alcançado o objectivo e já no regresso passamos pelo sopé da serra de Olelas e ficou presente a ideia de voltar aquele lugar para uma exploração minuciosa. Parece valer a pena.
Ainda houve tempo para uma borrasca enquanto subíamos para o clube de campo de Belas mas nada que nos fizesse parar.
Regressamos já mais tarde do que o previsto mas para variar com a sensação de uma manhã bem passada e mais um empeno daqueles.
O Brites a dar à bomba

Este aqueduto é altamente


Este gajo é sempre a mesma coisa


Ela vai lá...


Hum... acho que vou a nado...


Pá, lá a frente tá lavrado!





Olhem o que vos espera...


Ah há, foste apanhado :)


Ao fundo a serra de Sintra


Adoro esta parte


Vejam bem o bosque


Este também fala muito :)











A foto do dia :)



Uma pequena nota para um rapaz que pensava que tinha saido de casa para um SPA :)

Abraço
Pirex