22 junho 2007

Por terras alentejanas... a pedalar é que nos entendemos e a fotografar é que nos perdemos.

O Rodrigo deu sinal de si e presenteou-nos com um belo conjunto de fotografias do passeio que fizemos em Évora.

Para verem as fotos é só seguirem este link.

19 junho 2007

Sintra – o soooooobbe e desce

Este fim-de-semana foi o meu baptizado na Meca do BTT nacional. Sintra recebeu-me vestida de tons cinzentos com alguns rasgos de azul, ao meu encontro vieram o Alexandre e o Soares. Os outros Trinca-Pedras não responderam à chamada, alguns podem dizer “convidado em cima da hora é para ficar de fora”, mas não! O desafio foi lançado Sábado ao fim da tarde depois de ver as previsões meteorológicas para o dia seguinte, a vontade de pedalar era muita e o São Pedro ia colaborar durante a manhã.
Antes de arrancarmos recrutamos, à última da hora, um aventureiro que se veio a revelar um excelente conhecedor destas paragens.
Os primeiros km foram em alcatrão e serviram de aquecimento para a dureza do percurso escolhido (se é que há escolha em Sintra) pelo Alexandre.
Eu devia ter desconfiado, o rapaz a pedalar na serra é como sabem, as minhas pernas ao fim da primeira subida já pesavam um pouco. O Soares pediu a todos os santinhos para que o deixassem voltar para baixo, nem pensar “é só esta subida e depois é logo a descer” diziam em uníssono o Trinca Sintra e o grande companheiro Freitas. A conversa foi a mesma ao longo dos cerca de 25 km da tirada em jeito de montanha russa.
Como sabem estou habituadíssimo a Monsanto e aos seus trilhos nada comparáveis com os km que se fazem a descer e a subir em Sintra. Numa subida a caminho dos Capuchos olhei para a cassete na esperança que houvesse mais um carreto que me aliviasse as pernas……. mas nada, já tinha descido tudo!!!!!!
No final da subida deu para tirar a primeira foto ao pessoal. O nevoeiro no alto da serra cobriu-nos rapidamente, era de tal forma cerrado que quando o Alex gritava “agora é a descer” eu acreditava e mudava logo para o prato intermédio mas, na verdade, era só a subida que aliviava um pouco.
Passadas as dificuldades iniciais encontrei o meu ritmo e o percurso tornou-se mais agradável. O companheiro Freitas, para além de uma excelente pedalada, é uma pessoa que conhece a zona e as pessoas da região. Sabe muitas histórias desta serra, e dos lugares por onde passamos.

O Convento do Carmo é um desses lugares. Ao que consta, para reconstruir este edifício, foi preciso carregar material à mão por cerca de 200m visto que o mesmo não era acessível aos veículos que o transportavam. Na minha opinião valeu a pena.
Depois dos Capuchos fizemos uma subidazinha que parecia não ter fim, a meio comecei a ouvir o ronronar de uns amantes da natureza que se deslocam nas suas moto todo-o-terreno. Comecei a tremer, onde é que eu já vi isto?!!! Aquele barulho a aproximar-se rapidamente fez-me acelerar o ritmo mas era inevitável, iam passar mesmo por mim VRRROOMMMMMM uma aceleração brutal mesmo ao meu lado. Por pouco pensei que ia cair da minha bike só daquela turpedação, que potência!!!!!!!!!
Recompus-me rapidamente e toca a subir que se faz tarde. Chegados à zona da Azóia começamos a descer, rápido, muito rápido, que o terreno convidava às acelerações, tanto esforço a subir era agora recompensado a uma velocidade de quase 55km/h. Aquela velocidade nem deu para olhar a paisagem em redor.

Já em alcatrão regressamos a bom ritmo passando por Monserrate, Seteais e a Quinta da Regaleira, tudo locais que merecem uma visita com tempo.
A chegada a Sintra foi pela Fonte da Pipa em direcção ao Palácio da Vila. À porta da Periquita um grupo de camones de olhos esbugalhados e concentrados nos travesseiros ignoraram a nossa passagem por esta via estreita. Sejamos francos, a dez metros daqueles bolos, um tipo deixa de ver. Obrigado ao companheiro Freitas pela agradável companhia, esperamos a disponibilidade para nos guiar na zona da Assafora.

Até lá….. boas trincadelas!!!!!
Hugo Gonçalves

14 junho 2007

Lembram-se do Lisboa - Fátima

Finalmente o Nuno decidiu-se:

Quanto a fátima segue uma foto com o momento em que o grupo do Brites e o meu se encontraram nos olhos d'água, na nascente do alviela e outra foto para saberem o estado em que fica quem alinha comigo. Sim porque isto não é só pedalar é tambem preciso dar o corpo ao manifesto (sangue, suor e lágrimas e tudo o mais).

24h de Monsanto

desafiei o Nuno a escrever algo sobre as suas ultimas participações e o homem mostrou que está em forma. Obrigado Nuno pela prosa, e não resisti a comentar algumas passagens (a verde no texto).

"Quanto ás 24 horas as fotos que estão no site que o brites descobriu ilustram bem a coisa mas devo dizer-vos que é uma experiência que só vivida.
Não foi mau para quem não sabia se acabava, fiquei em 22º lugar a solo em 55 participantes, 16 voltas, 192km (só... era de esperar mais de alguém que conhece Monsanto de trás para a frente. A sério, ganda maluco).
Aquilo lá havia cromos para todos os gostos...mas foi bonito passar no chimarrão cheirar o cheiro da cozinha sem poder lá ir (deve ter sido dificil), ver uma festa Bacardi ás tantas da manhâ sem poder lá ir tocar naquelas mulheres (deve ter sido ainda mais dificil), ouvir os Tunings nas alamedas da Universidade Técnica a dar 200 e nós a dar o litro, gajas de bike a passar por nós na bisga.
Valeu a comida que a Isabel Caçador me ofereceu (à ganda Isabel, a manter o nosso Nuno bem alimentado, é assim mesmo. Ficas oficialmente convidada a tratar da alimentação dos TrincaPedras). Alimentei-me de 15 empadas, 15 croquetes, 15 queijadas, 4 litros de isostar e outro tanto de água, o jantar que eles ofereceram e o pequeno almoço (só... não acredito, aposto que ainda fanaste outro tanto à malta que se distraiu).
Foi lindo a parte da noite como se não apetecesse dormir, à e tal bora lá dar mais uma volta que se faz tarde e isto toda a noite. De manhã como se não tivessemos feito nada, e tal bora lá dar mais uma volta para ver o nascer do sol.
Descobri que é possivel adormecer no guiador.
Descobri que é possivel cair no sitio mais plano do mundo.
Descobri que afinal não se vê nada de noite.
Descobri que a casa do Guarda Feijão cheira a cadáveres toda a noite.

Foi muito bom o encontro com o Brites...por falar nisso...oh brites como é que correu a vossa prova, nunca mais te vi em lado nenhum depois daquele encontro nocturno. Lembras-te daquele maluco que me conheceu no escuro e que disse que eu tinha levado o meu pai não sei para onde que já não ouvi. O gajo estava lá no mesmo sitio no outro dia de manha e conheceu-me outra vez e ai percebi. O gajo conhecia-me do Troia Sagres em que eu cheguei com o meu pai até ao fim. O gajo era um cromo de primeira página, tava a ver que não me largava e como deves imaginar não estava com muita pachorra.
Bom mas isto são apenas histórias de resto já tenho saudades daquilo.
Um abraço a todos "

por TrincaLight

11 junho 2007

Trinca na Lisboa "Antiga ?"

Faço BTT não só pela adrenalina que posso sentir quando guio a minha bike mas também porque tenho possibilidade de descobrir sítios que de outra forma seriam extremamente difíceis de desbravar. Quando vi o anúncio da FPCUB acerca do Passeio intitulado Lisboa Antiga pensei: "Ora ai está uma maneira bem engraçada de conhecer Lisboa".
Juntamos alguns Trincas e lá fomos nós.
O início do passeio estava agendado para as 9h30 mas chegados ao local de partida, a belíssima praça do Terreiro do Paço, rapidamente concluímos que a espera iria ser longa. Ter duas pessoas a confirmar as inscrições de cerca de 1000 utilizadores de bicicleta originou cerca de 45min de atraso.
Arrancamos pela Rua da Madalena em direcção a Alfama passando por detrás da Sé, fizemos parte do percurso do Lisboa downtown mas no sentido inverso e em ritmo de passeio. A subida foi simples mas, como nestes passeios os andamentos são variados, foi feito o primeiro de muitos reagrupamentos, alguns deles desnecessários, ao longo do evento. A descida em direcção à baixa tinha alguma técnica, andar em paralelepípedo e entre carris deixa alguns pouco à vontade, eu achei o máximo!
O ponto alto deste passeio veio logo de seguida, nada mais, nada menos do que subir pelo Elevador da Glória. Aqueles que o conseguiram fazer chegaram a São Pedro de Alcântara com um sorriso estampado na cara a disfarçar a mascara de esforço. Este foi o ponto de viragem do passeio, e aqui tenho de fazer dois reparos, um a todos os que participaram neste passeio e outro à organização do evento.
Aos meus colegas betetistas: estes passeios não são, de todo, uma competição mas, não podemos impedir aqueles que tem um ritmo mais forte de andar, por isso temos que permitir a sua passagem, a rua até tinha largura para isso. Para engarrafamentos e falta de civismo temos, infelizmente, o trânsito automóvel.
Aos organizadores: Lisboa tem ruas complicadas para serem percorridas por tanta gente, por esse facto não seria de informar e ordenar as pessoas nesses sítios ou mesmo condicionar/espaçar o número de participantes e oferecer um passeio com qualidade? Se queremos mostrar que Lisboa é
ciclavel e que a bicicleta pode ser um meio de transporte não seria de evitar subidas com bikes às costas (zona do Elevador da Bica) quando existe uma alternativa bem viável 20 metros à frente e que nos permitia disfrutar da belissima vista do miradouro do Adamastor?
O Lisboa antiga percorreu Alfama, Martim Moniz e Bica ficando de fora o Castelo, o interior do Bairro Alto, a Lapa e a Madragoa, no contexto deste passeio não faz qualquer sentido percorrer a Avenida de Brasília em direcção ao Padrão dos Descobrimentos, é bonito sim senhor mas pode-se fazer de outras formas pouco poluentes como por exemplo utilizando o comboio ou mesmo a pé com a familia.


Espero com expectativa a XVI edição deste passeio com mais Lisboa Antiga.

Boas pedaladas.

Hugo Gonçalves

(fotos gentilmente "subtraídas" no site da FPCUB

Agenda para Setembro

3º Raid do Oeste / 2ª Maratona de Óbidos
2 de Setembro - Óbidos

A minha primeira proposta para Setembro, para celebrar o arranque do Outono e também para desenferrujar das férias de Verão e do tempo que passarem de papo para o ar é a participação neste evento no Oeste. Alguns devem ainda estar de férias, outros terão ainda ossos a sarar, mas talvez seja uma boa ocasião para estarmos todos juntos.
A organização tem previsto actividades para acompanhentes, nomeadamente uma visita guiada á Vila de Óbidos oferecida pala Câmara Municipal e esta pode ser uma oprtunidade de não deixarmos ninguém em casa.
A região de Óbidos tem muitos encantos (para mim a começar e a acabar na ginginha) e 40 kms, ou 80kms para os que estiverem em forma, prometem a descoberta de inúmeros recantos de grande beleza.

A inscrição custa 20 euros por bicicleta e inclui as coisas habituais (dorsais, seguros, t-shit, abastecimentos, almoço). O almoço para acompanhentes custa 5 euros.
Mais informações e detalhes em BTTCaldas.

1ª Trincadela de Outono. Leitão em Albergaria
23 de Setembro

A organizar cá pela malta, sem outros custos a não ser a deslocação até ao local escolhido, Albergaria (Vouga - ver o mapa da região aqui), onde ficaremos alojados em instalações gentilmente cedidas pelo Hugo (três camas de casal e muito chão ... nada a que não estejamos habituados, estou-me a referir ao chão é claro).
O programa proposto é o seguinte:

  • Saída de Lisboa em caravana com bicicletas e outros acessórios na sexta-feira 22 de Setembro em hora a combinar (lá para as 20 horas). A viagem, cerca de 250 km é rápida (e segura) pelo que podemos dormir muito bem para ...
  • Passar todo o dia 23 agarrados à bicicleta explorando a zona.
  • O jantar é Leitão assado de propósito para os Trincas, que assim pelo menos durante algumas horas deixam de ser TrincaPedras e serão TrincaLeitão.
  • Regresso a Lisboa (inteiros, satisfeitos e um bocadinho mais barrigudos ...)

Obrigado ao Hugo pela disponibilidade. Agradecemos todos, menos o leitão.

08 junho 2007

O Luis anda a dar-lhe

O Luis, foi à rota das Pizzas ??? e diz que aquilo foi radical e bla, bla, bla. Cenas.
Quem quiser seguir o registo fotográfico siga este link, bastante lento por sinal. Mais ou menos como o Luis a descer. eh,eh.
Para quem estiver a pensar a volta das pizzas é no PN Serra de Aires e Candeeiros.
Para a semana teremos a sua grande participação nas 24h de Monsanto. Este anda mesmo a dar-lhe.

04 junho 2007

Novas modalidades - BTT nas árvores

Caros Trincas
O pessoal não se pode entusiasmar demasiado. Depois dá nestas coisas.

Uns partem clavículas, outros capacetes, outros ainda, quais macacos do BTT, sobem às árvores. Isso já parece demais.
Como diz o nosso Trinca-doc, gostava de ouvir o que diriam os habituais orçamentistas deste caso.

Inté
Trinca - boss