29 janeiro 2007

Cartas do TrincaDoc

Do vosso mui excelso amigo e companheiro de pedaladas,

Meus caros trincas, meus caros congelados trincas, escrevo-vos esperando que nenhumas das extremidades corporais que possuem se tenha ressentido demasiado do frio polar que resolveu aparecer pelos lados de Sobreiro Curvo, onde um grupinho de 800 palermas resolveram pedalar por campos e vales.
Que borrasca ...
E no entanto, tudo começou em festa. As ruas de Sobreiro Curvo estavam engalanadas e o som da magnífica música desse extraordinário compositor que é Quim Barreiros, enchia o ar alegrando a disposição de todos os que marcaram presente. 7 Trincas e 763 não sei o quê.

Esta foto é muito malandra! Só precisam de olhar para o segundo plano!



Que figura !! Como é possível?

Os 40 estão no papo. Olarila!

O que é certo é que, logo após tiro de partida, o pontapé de saída, a largada, o tempo virou de tal maneira que o céu escureceu, a chuva começou a marcar presença (timida). Mas nada que vos incomodasse.
E durante alguns km, o passeio foi isso mesmo, um passeio. Caminhos rurais largos, sem lama, duros, com excepção de um ou dois pontos mais estreitos que provocaram filas parecidas com as do ic19.


O Hugo e o Alexandre (na sua 1ª trincadela)

Mas de repente. Eu vi as Berlengas!

A sabedoria popular da região diz que quando a Berlenga se avista, como se estivesse ali mesmo ao pé da praia, é sinal de que o tempo vai virar. E virou mesmo, levamos com a frente fria em cima e nem tivemos tempo de pensar muito no assunto. Se quiserem ver eu encontrei uma fotografia do responsável, pelas provações que passaram.Estão a ver aquela depressãozinha. Pois é!

A partir daí, foi um frio de rachar, a temperatura caiu para perto dos 2C, a chuva começou a cair com mais intensidade, gelada. Os relatos de neve, na Malveira, Lisboa começavam a chegar via tm. Já ninguém sentia os dedos das mão, os pés e ... o nariz.

Por altura do abastecimento, uma fogueira permitiu aquecer um pouco os ânimos. O TrincaBoss o TrincaPirex e o Nuno (temos de lhe arranjar um nick) já lá iam. Corajosos.
Nós os quatro que ficamos mais para trás, comemos uma laranja, trincamos dois bolos, aquecemos as mãos na fogueira, tiramos uma fotografia para a posteridade ....


... e fizemo-nos à estrada. Para dizer à verdade, fizemo-nos ao lamaçal. Pois a partir desta altura só queríamos chegar ao fim. Os cinco km que faltavam, custaram mais do que todos os passeios feitos até à data.
O frio era de rachar, já não existia uma parte do corpo seca. Estavamos gelados.
Nunca vi tanta gente com pressa de chegar.
Bicicletas sem travões. Pelo meio de trilhos cheios de lama e água as quedas eram cada vez mais frequentes e o pior era o frio. Acabaram-se as fotografias (os dedos já só serviam para mudar mudanças).
É escusado dizer que a boa disposição não desapareceu ... mas.

Por ultimo uma palavra de reconhecimento para os heróis do dia que se fizeram aos 40 km e que acabaram cá de uma maneira, que só visto. Parabéns aos três. Vejam bem a figura em que chegaram.


O leitão ficou para a próxima. Esse sim é um desafio que deixo.

Do vosso,
Trinca Doc

28 janeiro 2007

Sobreiro Curvo ...... de frio

Pois é pessoal, lá foram mais 40Km de subidas, descidas e principalmente de lama, chuva e frio. Provei a terra de toda aquela região. Tenho de comprar um guarda-lamas.

Mas o pior foi mesmo o frio. No fim, ainda achei que não tinha apanhado suficiente frio e fui para a fila para lavar a bicicleta. Estava tão gelado que quando chegou a minha vez achei a água da torneira quentinha. Lavei a bicicleta e tomei um mini-banho. Escusado será dizer que, no percurso para o carro, gelei de tal modo que não o conseguia abrir. As minhas mãos estavam uma desgraça e foi o Hugo que me teve de desenrascar.

Mas o balanço final foi muito bom, duro, desafinte, daqueles coisas que nos deixa um sabor de conquista pessoal. Nisto tudo, o que foi pena, foi o grupo dos Trincas se ter partido logo no início. O percurso inicial era inadequado para tanta gente.

Para acabar, deixo aqui uma história para recordar esta aventura. Quando cheguei ao abastecimento dos 30Km, estavam alguns de nós a aliviar a bexiga nuns eucaliptos, quando um diz, quase a falar com ele próprio – É porra, quase que tinha a certeza que não a tinha deixado em casa. Logo ali se faz um coro de concordância e de partilha das dificuldades do companheiro. Parece ela tinha hibernado ……..

Trinca-Boss

22 janeiro 2007

Mais olhos que barriga...

Local: Malveira
Distância e tempo: xxxKm / xxhxx:xx
Condições meteorológicas: manhã fria com muita neblina.
Dificuldade: Baixa
TrincaGuia: Carlos Pires e (se virmos de trás para a frente) Paulo Lopes

Tal como previsto, juntamo-nos todos perto das trouxas da Malveira e a primeira contagem deu 15 garbosos atletas. Todos artilhados e preparados para mais uma manhã de domingo bem passada. É claro que para quem pensava fazer os 40km, foi um desastre.

Desta vez começamos com um manto de nevoeiro cerrado. A visibilidade era baixa e o risco de nos perdermos era grande. Felizmente fui eu que desenhei o percurso e sabia o caminho de cor ... senão lá tinham de me ir buscar (ehehe estou a brincar).
Mas o nevoeiro acabou por levantar e deixou que vissemos bem a figura que alguns faziam.

Como por exemplo aqui o Luis que é patrocinado pela "Sopa Saloia" e que faz juz à sopinha que vende (garanto-vos que vale a pena). Eu visitei este afamado restaurante da Malveira na véspera e nem tive cãimbras.


Já outros ... sem palavras. O trincaboss, ainda nos há-de explicar que raio de penico tem na cabeça?


Não havia para o teu tamanho ou estavas inchado pela vaidade de já não teres de descer sentado na Scott novinha em folha. Estou a brincar. Também ninguém te manda chamar-me saloio!


Por falar em saloio, eis um em pleno esforço.


Mas reparem bem na vaidade. Saloios hoje são muitos, mas Bianchi é só esta.



Entretanto o Hugo mostrava a sua nova aquisição tecnológica, a quem quisesse ver. Dois belos pares de sapatos, que ou agarravam demasiado aos pedais ou não queriam nada com eles. E sempre nas piores ocasiões, valendo-lhe o prémio do azarado do dia, já que levou para casa um bom par de sapatos e ... um bom par de quedas (mas o homem está fino e pronto para ganhar a corrida aos sapatos).

Mas no geral o dia correu bem. Tivemos algumas descidas agradáveis, como a do Jerumelo, sempre a abrir ...

Para terminar topem-me bem este olhar de esguelha. Inveja (das bolachas)? da barriga? Não. É Espionagem industrial. O Boss tá a ver o que é que muda para a próxima.

E é assim, fica marcado o encontro para o próximo Domingo em Sobreiro Curvo. No album existem mais umas quantas fotos.

Trinca Doc "Mais olhos que barriga" - eu bem que gostava de fazer 40 km em 2h30m, mas não dá!!

19 janeiro 2007

Agendamento de novos passeios


Trincas


Temos de começar a encontrar alternativas aos percursos habituais, pois já começamos a repetir as voltas. Por isso, e já que em Janeiro e Fevereiro a nossa agenda já está recheada, aqui fica mais uma proposta.

Uma Trinca_volta na zona de Évora no dia 18 de Março (domingo). Naquela altura o Alentejo é sem duvida uma das mais bonitas zonas do pais e vale ser visitado de bicicleta. Não seria uma volta como a de Outubro passado, essa ficaria para Setembro, mas sim coisa para um dia completo. De Lisboa a Évora é uma hora de carro e dali arrancariamos para uma volta de aproximadamente 90Km. Ao final do dia voltávamos a casa, com jantarada à mistura se possível (boa oferta por ali não falta). Estava a pensar numa volta que fosse uma mistura do percurso de Outubro, incluindo os cromeleques, mas com ida à barragem do Divor, onde não chegamos a ir da primeira vez. Aqueles que lá estiveram sabem que vale a pena.

Paulo, inclui lá esta proposta no teu calendário. Os que quiserem ir que se cheguem à frente.

Trinca_boss

Ponto de encontro Malveira

Este fim de semana encontramo-nos na Malveira. O Ponto de encontro é junto ás trouxas.

11 janeiro 2007

Belas e Carregueira, 1º de 2007 - 2ª Parte - Finalmente Online

O prometido é devido, por isso, aqui fica a minha reportagem sobre o passeio dos Trinca Pedras no passado Domingo dia 7 em Belas.

Aqui os Trincas a prepararem o material...Será que levo o impermeável??? Não, isto não vai chover...Bem, mas não vão os gajos do campo de tiro Nº 5 precisarem de um alvo em movimento...vou levar!

Photobucket - Video and Image Hosting

As máquinas ansiosas por desbravarem os trilhos de Belas...e alguém a aliviar a pressão causada pela ansiedade de Trincar umas Pedras!

Photobucket - Video and Image Hosting

Alguém me explica como é que me sento na bicicleta??? Isto não é suporto ter 2 rodas e um selim? Epá, c'um caneco!!! Vai buscar!!!
Photobucket - Video and Image Hosting

TrincaBoss: Mas andamos de bicicleta ou não?
Photobucket - Video and Image Hosting

Tinham dito que iamos fazer BTT! Afinal temos de carregar as biclas??? Está a começar bem tá! Quem é o Trinca Guia???
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Parece que afinal começamos a andar... Aqui o TrincaTuga a liderar o pelotão...
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Bastante nevoeiro no horizonte...Será que vai nevar?
Photobucket - Video and Image Hosting

Final da descida em Single Track. Devido à humidade que tinha caido durante a noite, as pedras estavam extremamente escorregadias, o que tornou a condução ainda mais espetacular...
Photobucket - Video and Image Hosting

TrincaBoss no final da descida...
Photobucket - Video and Image Hosting

TrincaZina em pose Verano Azul... (Lembram-se da música? Só para pessoal nascido entre 1968 e 1975)
Photobucket - Video and Image Hosting

Mais alguns Trincas no final da descida...
Photobucket - Video and Image Hosting

No final do túnel (Por baixo do acesso ao Belas Clube de Campo), com o TrincaBoss a liderar o pelotão.
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting

Aqui o TrincaTuga ainda enjoado com tanta trepidação...
Photobucket - Video and Image Hosting
À entrada do Belas Clube de Campo... antes da troca de câmara de ar em tempo recorde (e antes do TrincaDoc se perder pela primeira vez neste passeio...)
Photobucket - Video and Image Hosting


Viram os gajos do campo de tiro Nº 5?
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

TrincaDoc: Como será que me perdi? Tenho a certeza que foram para a esquerda? Ou teria sido para a direita? Mas isto não volta a acontecer hoje!
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Aqui a máquina fotográfica ainda estava meio tremida por causa da velocidade na descida (50kms/h)
Photobucket - Video and Image Hosting
Epá, eram os gajos do campo de tiro Nº 5 não eram?
Photobucket - Video and Image Hosting
Inicio da subida para o moinho
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting
Em cima do Aqueduto. Por precaução o melhor é ir a pé!
Photobucket - Video and Image Hosting
Tenho a sensação que falta alguém...Deve ser impressão minha...
Photobucket - Video and Image Hosting (Seria o TrincaDoc? Não pode ser)

Photobucket - Video and Image Hosting

Depois de voltar atrás 1km para procurar o TrincaDoc que se perdeu pela 2ª vez, mas agora sozinho (vais ficar envergonhado, eh eh), o melhor é fazer a contagem do pessoal de km a km!
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting
Desta vez escapei-me aos gajos do Campo de Tiro Nº 5...
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting
TrincaTuga...
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting
Acabo aqui a minha foto-reportagem. Espero que tenham gostado da volta! Agora fico à espera da volta na Malveira!

Cumprimentos,

Trinca-Tudo (Brites)